terça-feira, 31 de maio de 2011

Pessoas que Revulucionarão o estudo da Fisica

Albert Einstein
(1879 – 1905)
Físico alemão de origem judaica, foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. É conhecido especialmente por sua teoria da relatividade, que expôs pela primeira vez em 1905, quando tinha apenas 26 anos de idade. Suas contribuições à ciência foram muitas.
Relatividade: A teoria da relatividade de Einstein revolucionou o pensamento científico, com suas concepções novas sobre o tempo, o espaço, a massa, o movimento e a gravitação. Concebia a matéria e a energia como equivalentes e não distintas. Ao afirmar isso, assentou a base para o controle da liberação da energia contida no átomo.
Assim, Einstein foi um dos criadores da idade atômica. Sua famosa equação E = mc², onde c é a velocidade da luz, tornou-se a pedra fundamental do desenvolvimento da energia atômica. Ao elaborar sua teoria, baseou-se num pensamento filosófico profundo e num raciocínio matemático complexo.


Benjamin Franklin
(1706 – 1790)
Benjamin Franklin foi a mais nova de 17 crianças nascidas dos dois casamentos de Josiah Franklin, comerciante de velas de cera. Jornalista e tipógrafo desde os 15 anos, começou no jornal de seu irmão James, "The New England Courant", em Boston.
Em 1729, comprou o "Pennsylvania Gazette". Seu grande sucesso como editor foi o Almanaque do Pobre Ricardo. Publicado a partir de 1732, o anuário de informações gerais era cheio dos provérbios de Franklin, como: "um tostão poupado é um tostão ganhado". Neste período, além de editor, liderou o grupo que criou a primeira biblioteca pública da Filadélfia. Foi também um dos fundadores da Universidade da Pensilvânia, onde ergueu o primeiro hospital público da colônia que seria os Estados Unidos.
Em 1748, vendeu a editora para se tornar cientista em tempo integral. Suas descobertas sobre a eletricidade lhe trouxeram uma reputação internacional. Além de ser eleito membro da Royal Society, ganhou a medalha Copley em 1753 e seu nome passou a designar uma medida de carga elétrica. Franklin identificou as cargas positivas e negativas e demonstrou que os trovões são um fenômeno de natureza elétrica. Esse conhecimento serviu de base para seu principal invento, o pára-raios. Ele criou também o franklin stove (um aquecedor a lenha muito popular) e as lentes bifocais.
Franklin revolucionou a meteorologia. Com base em conversas com agricultores notou que a mesma tormenta percorria várias regiões. Assim, criou mapas meteorológicos semelhantes aos usados ainda hoje para substituir os gráficos usados até então.
O inventor provou ser ainda um hábil administrador público, porém, usava a influência em favor de familiares. O seu mais notável feito no governo foi a reforma do sistema postal. Foi embaixador das colônias no Reino Unido e, depois da independência, representante dos Estados Unidos na França, onde se tornou uma figura popular na sociedade parisiense.
Em 1785, Franklin foi chamado de volta aos Estados Unidos e honrado com um retrato pintado por Joseph Siffred Duplessis para a Galeria do Retrato Nacional, do Instituto Smithsoniano, em Washington, como um dos heróis da independência. Ele participara da redação da "Declaração de Independência" e da Constituição. Engajou-se na campanha abolicionista e continuou com a popularidade em alta. Quando morreu, aos 84 anos, o funeral foi acompanhado por 20 mil pessoas. 

Galileu Galilei 

Nasceu em 15 de fevereiro de 1564. Na cidade de Pisa, Itália
Galileu foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel ímpar na revolução científica. Sua obra mais citada e uma das mais revolucionárias para a época na qual viveu é a proposição da teoria Heliocêntrica, que descreve um modelo de universo onde o Sol é o centro imóvel, e não a Terra como se acreditava na época.
Também foi responsável pelo desenvolvimento dos primeiros estudos consistentes do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Enunciou a lei dos corpos e o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana.
Galileu construiu um telescópio refrator significativamente melhorado em relação aos já existentes na época, tornando possível a observação das manchas solares (o que lhe custou a visão), das crateras na Lua, das fases de Vênus, das luas de Júpiter, dos anéis de Saturno e inúmeras estrelas da Via Láctea.
Famoso por desenvolver os próprios equipamentos de pesquisa, é atribuído a Galileu a criação de instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.
Em 1614 estuda métodos para determinar o peso do ar, descobrindo que pesa pouco, mas não zero como se pensava até então.


Thomas Alva Edison
(1847 – 1931)
Thomas Alva Edison foi o mais prolífero inventor na história americana. Registrou 1093 patentes em diversos campos desde a luz elétrica às telecomunicações, som, filmes, baterias, etc. O seu papel como inventor foi evidente tanto nos seus laboratórios de Menio Park e West Orange, em New Jersey, como também nas mais de 300 companhias criadas em todo o Mundo, muitas delas ostentando o seu nome, para fabricar e comercializar as suas invenções.
Nasceu em 1847 em Lilan, Ohio, sendo o mais novo de sete filhos. A mãe foi professora e o pai, canadiano, era um político exilado. Começou a trabalhar em 1859 vendendo jornais e magazines. Em 1962 sabia o suficiente de telegrafia para conseguir arranjar um emprego como operador numa companhia local
Em 1868 era já um inventor independente em Boston. No ano seguinte rumou a Nova Iorque onde produziu trabalho inventivo para companhias de telégrafo. Atravessou o Hudson para se fixar em Newark (hoje cidade de forte presença portuguesa) onde criou várias companhias. Pertencia já ao ranking restrito de grandes inventores quando criou o telégrafo quadruplex que enviava duas mensagens simultâneas em cada direção.
Em 1875 a observação dos instrumentos telegráficos trouxe-o para uma controvérsia pública científica em volta do que mais tarde seria entendido como ondas radiofônicas. Pressionado pela Western Union para desenvolver um telefone que pudesse competir com o de Graham Bell, inventou um transmissor no qual um botão de carbono comprimido mudava a resistência enquanto era vibrado pelo som da voz do utilizador, um princípio novo usado nos telefones do século seguinte. Enquanto trabalhava neste telefone descobriu um método de gravar sons.
Finalmente, a partir do fim de 1878 passou 30 meses a desenvolver um sistema completo de luz elétrica incandescente.

Michael Faraday
(1791 – 1867)
Físico e químico inglês (22/9/1791-25/8/1867). Descobridor da indução eletromagnética. Nasce em Newington, filho de um ferreiro, e começa a trabalhar aos 14 anos como aprendiz de encadernador. Dedica-se desde cedo à leitura de obras científicas.
Entra em contato com as descobertas das ciências por meio das conferências do renomado químico sir Humphry Davy, detentor do conhecimento mais avançado disponível na época. Torna-se seu assistente aos 21 anos e o acompanha em viagens pela Europa, visitando importantes centros de cultura.
De volta à Inglaterra, usa o laboratório da Royal Institution para fazer suas experiências. Apesar da pouca noção teórica, revela grande talento para a experimentação, conseguindo desenvolver avanços nos campos da química e da física.
Entre suas contribuições nas duas áreas, encontram-se experiências como a da liquefação de quase todos os gases conhecidos, o isolamento do benzeno, a criação do primeiro motor eletromagnético, a elaboração da teoria da eletrólise e o domínio da noção de energia eletrostática. Em 1824 é eleito para a Royal Society, em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário